19Ago, 2017
7º Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista bate recorde de público na Argentina

7º Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista bate recorde de público na Argentina

Aproximadamente cinco mil pessoas de 37 países prestigiaram o 7º Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista (7WCCA), que ocorreu concomitantemente ao Congresso Anual da AAPRESID, de 1 a 4 de agosto, em Rosário, na Argentina. Realizado pela Confederação de Associações Americanas para a Agricultura Sustentável (CAAPAS), o evento duplo também foi assistido em tempo real, por cerca de 10 mil pessoas via internet.

A organização de todas as etapas para a encontro global ficou a cargo da AAPRESID, em cooperação com outras três entidades representantes de produtores no Brasil (FEBRAPDP), no Uruguai (AUSID) e no Paraguai (FEPASIDIAS). O ex-presidente da ASPIPP e atual presidente da Febrapdp, Alfonso Adriano Sleutjes, atuou ativamente na comissão organizadora do projeto e participou de todos os dias do evento.

Com painéis conjuntos nos auditórios principais e palestras individuais nas salas menores, foram apresentados 21 trabalhos, acerca da evolução do Sistema Plantio Direto no planeta e da agenda atual da sustentabilidade. Além disso, outros 133 resumos referentes ao tema foram apresentados, na forma de pôster, no saguão de entrada. E de acordo com as deliberações do Global Conservation Agriculture Network (GCAN), a próxima edição acontecerá em Bern, na Suiça, em 2020.

Febrapdp Presente

Comprometida com todo o processo de organização do congresso, a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação também conseguiu recursos financeiros expressivos junto a empresas parceiras. A Fundação Agrisus e a Itaipu Binacional patrocinaram os custos com o sistema de submissão de resumos e o transporte dos participantes brasileiros, entre os quais, membros de sua diretoria, palestrantes, técnicos e agricultores de diversas regiões do país.

 “Há uma troca de experiência muito grande entre os países, muitos testemunhos e cases apresentados, uma troca muito rica sobre como está sendo alavancado o SPD e as parcerias com iniciativa pública e privada em diversos países. Como por exemplo, a participação na África do Sul com o apoio da Embrapa e mais algumas instituições. Todos estávamos ali pelo bem comum, para melhorar e divulgar o SPD de diversas nações, enquanto numa reunião de governo cada um quer defender o seu lado. Então, o sentimento de união e comunidade é um ponto alto com essa troca de experiências”, explica.

Comitiva Brasileira

Além de Alfonso, outros brasileiros com atuação no setor estiveram no evento, como Rafael Fuentes (Febrapdp), Ivo Melo (Irga), Jhon Landers, além dos palestrantes, como Juca de Sá, que falou sobre sobre a mitigação das mudanças climáticas e melhora de produção; Augusto Araújo apresentando os “Mecanismos agrícolas de conservação”; Ricardo Ralisch sobre “Iniciativas mundiais para agricultura sustentável”; Herbert e Marie Bartz com “A experiência de pioneiros na agricultura de conservação”; e Dirceu Gassen, “Vinculando agricultura de conservação e segurança alimentar”.

Colaborou Assessoria de Imprensa - Febrapdp

Endereço

Avenida das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra
Paranapanema - São Paulo
aspipp@aspipp.com.br
FONE 14 | 3769.1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00