Warning: Use of undefined constant POS_id - assumed 'POS_id' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/f4/13/aspipp1/public_html/controles/pageControle.php on line 586
ASPIPP participa de reunião da Comissão Nacional de Irrigação da CNA Brasil
26Mai, 2018
ASPIPP participa de reunião da Comissão Nacional de Irrigação da CNA Brasil

ASPIPP participa de reunião da Comissão Nacional de Irrigação da CNA Brasil

Brasília (DF) – Representando a Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP), a diretora Executiva, Priscila Silvério Sleutjes, esteve em Brasília (DF), no último dia 16, onde participou da primeira reunião de trabalho da Comissão Nacional de Irrigação. O órgão criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA Brasil). Na pauta a apresentação do plano de trabalho e definição de ações para beneficiar os produtores irrigantes.

Neste primeiro encontro, o pesquisador José Alves Júnior, da Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentou a metodologia de uma pesquisa que está desenvolvendo sobre o manejo de irrigação da cultura de tomate industrial em Goiás, responsável por 70% da produção nacional. A pesquisa visa obter um diagnóstico do uso da água de irrigação na produção de tomate industrial em áreas de pivô central e o desenvolvimento de um aplicativo que auxilie o irrigante a decidir quando e quanto irrigar.

Produtor Penalizado

Outro tema debatido na reunião foram os custos elevados para o uso da água na agropecuária. O assessor técnico da Comissão, Gustavo Goretti, disse que em determinadas localidades o produtor rural está sendo penalizado, mesmo utilizando o recurso hídrico de forma eficiente. 

“Além da produção de alimentos, a irrigação também cria benefícios sociais, gerando aumento de emprego e de renda para a comunidade. O custo da água em alguns territórios de bacia não pode ser tão elevado a ponto de inviabilizar a produção”, destacou. 

Capacitar Produtor

Na reunião, o assessor técnico do Senar, Rafael Diego Costa, apresentou as ações do Programa Nacional de Irrigação, lançado durante o 8º Fórum Mundial da Água. “Estamos atuando para capacitar técnicos em operação e eficiência nos sistemas de irrigação e na preparação dos produtores rurais para atuarem dentro dos comitês de bacia”, declarou. 

De acordo com o assessor, os comitês de bacia hidrográfica são espaços ideais para que os produtores rurais apresentem a importância da irrigação em uma bacia hidrográfica. “Com as capacitações ofertadas, o produtor estará mais bem informado para defender os interesses da agricultura”, concluiu. 

 

Assessoria de Comunicação | ASPIPP

(Colaborou CNA Brasil)

 

Somos uma Associção de produtores com plantio na base de irrigação. Servindo nossos associados pelo critério do bem comum estaremos servindo a nação brasieira!

Endereço

Av. das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra II
Paranapanema
financeiro@aspipp.com.br
(14) 3769-1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00
© 2017 ASPIPP

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios e analisar o nosso tráfego. Essas informações podem ser compartilhadas com alguns parceiros para proporcionar um conteúdo ainda mais personalizado. Saiba mais