Warning: Use of undefined constant POS_id - assumed 'POS_id' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/f4/13/aspipp1/public_html/controles/pageControle.php on line 586
ASPIPP pede ampliação do prêmio estadual seguro agrícola 2017
11Set, 2017
ASPIPP pede ampliação do prêmio estadual seguro agrícola 2017

ASPIPP pede ampliação do prêmio estadual seguro agrícola 2017

O esgotamento dos recursos da subvenção do Prêmio do Seguro Rural, na ordem de 30 milhões de reais para o ano de 2017, fez o presidente da Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP), Maurício Swart, solicitar apoio ao secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, para que o Governo do Estado efetue a suplementação orçamentária junto ao Fundo de Expansão ao Agronegócio Paulista – o Banco do Agronegócio Familiar (FEAP-Banagro), e amplie o atendimento a demanda do programa.

A solicitação foi encaminhada por meio de ofício, no último dia 6, durante a solenidade que marcou a abertura do IRRIGASHOW. De acordo com Swart, a dotação de 30 milhões de reais foi praticamente tomada pelas culturas de inverno e por algumas antecipações de verão. Com isso, segundo explica o presidente da ASPIPP, os cultivares de verão ainda estão expostos, em especial plantios que ainda serão realizados por produtores da região Sudoeste do Estado.

Outros dois pedidos foram propostos pelo presidente da ASPIPP na ocasião: a retomada dos trabalhos do Plano Estadual da Agricultura Irrigada e a agilização no processo de licenciamento ambiental para pequenos barramentos. “É importante avançarmos com o plano, o que evitaria conflitos bastante comuns, ocasionados pela falta de diretrizes e orientação, pela simples falta de definição de papéis. Com o plano poderíamos ajustar essas questões, com regras claras e processos definidos”, ressalta Maurício Swart.

Reforço

O secretário Arnaldo Jardim afirmou que São Paulo é o único Estado que paga o complemento do ‘spread’ do seguro agrícola. “Vamos tentar, agora, de alguma forma reforçar isso, mas vamos estudar uma outra forma, porque nós estamos pagando todo juro. Talvez seja melhor, ao invés de pagar todo e atender alguns [produtores], nós pagarmos um pouco menos e atendermos muito mais. Vai ter um efeito mais virtuoso na economia”, ponderou o secretário.

De acordo com Arnaldo Jardim, mesmo com os cortes orçamentários efetuados nos diversos setores, o governador Geraldo Alckmin tem preservado os recursos do FEAP. “Mas vamos tentar reforçar isso. O que podemos dizer que, com toda certeza, em 2018 o Estado de São Paulo será o único Estado a anunciar esse pagamento”, disse Arnaldo Jardim.

Precisão e Irrigação

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, que abriu sua fala na abertura do evento destacando que o futuro da agricultura mundial passa pela qualidade da irrigação e do plantio direto, ponderou também que a Secretaria vem atuando para aumentar a produtividade no campo. "Nós estamos derrubando o mito de que a nossa agricultura destrói a natureza. Ninguém ama mais a natureza do que o produtor rural e nós temos feito uma agricultura sustentável”, explicou ele, mencionando o exemplo do programa de recuperação de nascentes.

De acordo com o Arnaldo Jardim, o Brasil tem cerca de 6,7 milhões de hectares de áreas irrigadas, sendo que no Estado de São Paulo o espaço é de um milhão de hectares irrigados. "Nós temos capacidade de aumentar para mais de quatro milhões de hectares com as tecnologias desenvolvidas hoje no Estado, com o plantio direto e rotatividade de culturas para garantir a qualidade do solo e da água. O setor vai caminhar para a implementação da agricultura de precisão e de irrigação" destacou.

Peso Político

Do ponto de vista político, a solenidade de abertura do Irrigashow 2017 foi dos mais significativos acontecimentos políticos do setor. Juntamente com o secretário Arnaldo Jardim e o presidente da ASPIPP, Maurício Swart, estiveram os prefeitos Antonio Hiromiti Nakagawa (Paranapanema), Thiago Michelin (Itaí), Simone Marquetto (Itapetininga) – que também presidente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-Alpa) –; o presidente da Câmara de Paranapanema, Haroldo Silveira; o deputado Estadual Edson Giriboni; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em São Paulo, Francisco Jardim; o presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e Irrigação (Febrapdp), Alfonso Adriano Sleutjes; e o presidente da Cooperativa Agro-Industrial Holambra Simon Johannes Maria Veldt.

Da Assessoria de Comunicação ASPIPP,

com informações de Paulo Prende (AI-SAA)

Somos uma Associção de produtores com plantio na base de irrigação. Servindo nossos associados pelo critério do bem comum estaremos servindo a nação brasieira!

Endereço

Av. das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra II
Paranapanema
financeiro@aspipp.com.br
(14) 3769-1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00
© 2017 ASPIPP

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios e analisar o nosso tráfego. Essas informações podem ser compartilhadas com alguns parceiros para proporcionar um conteúdo ainda mais personalizado. Saiba mais