01Jul, 2017
Coluna comenta bastidores da reunião da ANA com irrigantes

Coluna comenta bastidores da reunião da ANA com irrigantes

(publicado na página 2, da edição 3, do Boletim ASPIPP EM AÇÃO, de 01.07.2017)

Novo fruto

Colhemos os frutos daquilo que plantamos. É a lei da semeadura que bem conhecemos. Plantamos informação, irrigamos e eis que surgiram alguns frutos, dentre os quais, esta coluna. Vamos dela cuidar, irrigar na dose certa e no tempo adequado, para que os frutos seja bons. Ao trabalho!

Golaço

A simples presença na reunião de apresentação do Projeto Legado, ocorrida na última terça-feira (27), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), já seria um bom motivo de comemoração. Lá estiveram apenas 15 instituições “escolhidas a dedo” para representar a agricultura irrigada no País. Há quem diga que a ASPIPP marcou um golaço.

Time de Peso

Entre os convidados da ANA estiveram o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic; o superintendente de Planejamento da ANA, Sérgio Aymores; o presidente da ABID, Helvécio Saturnino; o presidente do IRGA, Ivo Mello – que também é presidente do CBH Ibicuí e conselheiro no CNRH; os representantes Gustavo Goretti (CNA) e Jorge Werneck (Embrapa Cerrados), entre outras personalidades do setor.

O Presidente presidiu...

Com gerúndio mesmo! Os trabalhos foram coordenados pelo próprio presidente da ANA, Vicente Andreu, que apresentou o Documento-Base e fez a moderação das discussões. 

...mas, para fechar...

Após esgotado o tempo e as temáticas, costumeiramente o presidente da plenária propõe o encerramento, quase sempre precedido de um balanço final, quem quase sempre é feito por quem preside os trabalhos ou por alguém de sua escolha. Vicente Andreu não titubeou e “passou a bola” para um orador mais qualificado no assunto: a representante da ASPIPP, engenheira Agrônoma Priscila Sleutjes.

...a ASPIPP “lacrou!”

Lacrar é mais um destes verbetes dos novos tempos, sinônimo de arrasar. Pois bem, a representante da ASPIPP foi muito feliz em sua fala, que, embora técnica e serena, ecoou pelos corredores e gabinetes da ANA. Portanto, como esta coluna caminha antenada com o mundo, declaramos: a ASPIPP lacrou mesmo! Yes!

Feedback ANA

Mas, a repercussão gerada pela fala da representante da ASPIPP não foi apenas protocolar, ou seja, não foi apenas respeito e admiração. No dia seguinte, em Marília (SP), durante a 4ª Reunião do Comitê de Trabalho do Plano Integrado de Recursos Hídricos, o emissário da ANA confidenciou a um grupo reservado que, após a fala de Priscila, o presidente determinou apoio aos projetos do Comitê e dos irrigantes. Bingo!

Filosofando

Em meio ao mar revolto de denúncias, renúncias e delações, ética e saber são qualidades cada vez mais apreciadas e que se tornam gotas valiosas na lavoura de possibilidades que pretendemos plantar no futuro político do País. Se faço parte do problema, devo fazer parte da solução. Omissão não é uma boa opção. Prá pensar!

 

FALE COM O EDITOR: (15) 99787.5082

 

 

Endereço

Avenida das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra
Paranapanema - São Paulo
aspipp@aspipp.com.br
FONE 14 | 3769.1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00