São Paulo (SP) – Em audiência viabilizada e acompanhada pelo deputado Frederico D’Avila (PSL-SP), a diretoria da ASPIPP esteve reunida na manhã da última quinta-feira (21), com o atual secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. Na pauta do encontro, a retomada do contato institucional e do diálogo iniciado em 2018 coma Pasta, visando agilizar os processos de concessão de outorga para os produtores irrigantes do sudoeste paulista.
Apresentando dados e informações, os representantes da ASPIPP buscaram sensibilizar o secretário quanto à relevância socioeconômica que a atividade exerce no sudoeste paulista, atualmente considerado um dos principais polos de irrigação do País. A ASPIPP apontou alguns dificultadores que, se equacionados, pode fomentar o desenvolvimento do setor.
Para a ASPIPP, dois pontos são emblemáticos: o primeiro deles se refere ao embasamento dos cálculos de concessão de outorga para irrigação, utilizando o mesmo modelo que atende o setor de saneamento básico, cuja dinâmica de utilização de água é bastante diferente da operação irrigacional. Outro ponto discutidos diz respeito a questão do Balanço Hídrico para irrigação, a qual a ASPIPP pleiteia que passe a ser anual (atualmente é mensal).
Neste primeiro contato, a ASPIPP foi representada por Maurício Swart (presidente), Luiz Fernando Doneux Júnior (vice-presidente), Hubertus Derks (2º tesoureiro) e Priscila Silvério Sleutjes (diretora executiva). O secretário assegurou que os temas serão estudados pela equipe técnica da secretaria e novas reuniões poderão ser realizadas para o aprofundamento dos pontos discutidos neste primeiro contato.
Da Assessoria de Comunicação | ASPIPP