Paranapanema (SP) – A partir desta semana serão efetivamente iniciados os trabalhos para a elaboração de um inventário dos reservatórios de água existentes nos 37 municípios da região Sudoeste do Estado. O projeto denominado “Levantamento Topobatimétrico de Pequenos Reservatórios” visa estudar ‘in loco’ 110 açudes da bacia do Alto Paranapanema, com o objetivo de entender melhor a dinâmica de uso da água dos reservatórios.
A iniciativa é uma das ações consignadas e que foram defendidas por meio da representação da ASPIPP, no Plano de Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) do Rio Paranapanema, trabalho que envolveu a Agência Nacional de Águas (ANA) e os órgãos gestores estaduais (DAEE e AGUASPARANÁ), além do CBH Paranapanema (Comitê Federal) e os seis comitês das unidades de gestão estaduais, sendo os três comitês paulistas e outros três paranaenses.
Benefício e Engajamento
Na prática, segundo explica a diretora Executiva da ASPIPP, Priscila Silvério Sleutjes, o resultado deste estudo deve impactar diretamente na base de cálculos para concessão de outorga, que passará ser realizada dentro de parâmetros reais da capacidade dos recursos hídricos e não mais por estimativas oficiais do volume outorgável, o que, na avaliação da representante da entidade, beneficiará o produtor irrigante que atua na Bacia do Alto Paranapanema.
Com este estudo, a ASPIPP também espera consolidar dados com mais consistência, no que se refere ao dimensionamento, localização e priorização de implantação de reservações, bem como na definição de incentivos administrativos, operacionais e financeiros à implantação de reservatórios de pequenos portes. “Recentemente estivemos com o ministro [do Meio Ambiente] Ricardo Salles e definimos isso como prioridade para a formulação de políticas. É por isso que estamos realizando esforços para engajar nossos associados nesta iniciativa”, enfatizou a diretora da ASPIPP.
1ª Reunião
Tendo em vista a definição de estratégias para a adesão dos produtores irrigantes, permitindo o acesso aos reservatórios escolhidos, bem como em responder os questionários que visam entender melhor a dinâmica de uso da água dos reservatórios, o CBH Paranapanema e as instituições envolvidas realizarão uma reunião na próxima quarta-feira (29), às 8h, no Auditório Holambra – ao lado do Escritório Central da Cooperativa Holambra – no distrito de Campos de Holambra, em Paranapanema.
Mais informações podem ser obtidas pelos canais de comunicação da ASPIPP: fone (14) 3769.1788 ou aspipp@aspipp.com.br.
Da Assessoria de Comunicação | ASPIPP