Warning: Use of undefined constant POS_id - assumed 'POS_id' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/f4/13/aspipp1/public_html/controles/pageControle.php on line 586
MI e SENIR cooperam para implantar Plano Diretor de Agricultura Irrigada no DF
15Abr, 2014

MI e SENIR cooperam para implantar Plano Diretor de Agricultura Irrigada no DF


O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de um processo permanente de negociação entre as organizações públicas e as privadas dos irrigantes

Brasília-DF - A agricultura irrigada do Distrito Federal também terá um Plano Diretor. O termo de referência para o contrato de elaboração está sendo finalizado. O objetivo é dotar o Distrito Federal e o Ministério da Integração de informações estratégicas capazes de subsidiar a formulação de políticas públicas focadas no desenvolvimento sustentável do setor.

"O cinturão Verde do Distrito Federal, que já é uma referência em produção agrícola, terá um importante instrumento de gestão estratégica na agricultura irrigada. Com isso, iremos potencializar a produção na região, com o indispensável requisito da sustentabilidade," afirma Miguel Ivan, secretário nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional.

Quando instalado, o plano irá potencializar a sistematização das informações sobre irrigação. "O plano irá mostrar a realidade da irrigação e apontará seus entraves, novas potencialidades e quais as iniciativas que poderão ser concebidas em prol da busca eficiente de resultados que farão da irrigação um instrumento tecnológico cada vez mais útil", esclarece o coordenador-geral de desenvolvimento de instrumentos de Política de Irrigação da Senir, Almir Vieira.

Ainda segundo ele, serão identificados meios que assegurem o melhor uso dos recursos naturais, sobretudo da água. "As discussões que permearam a elaboração deste plano de referência é o primeiro fruto do esforço multi-institucional e esta junção de esforços fará que com o Distrito Federal acerte ainda mais quanto ao planejamento de oportunidades ligadas à produção de alimentos", conclui.

De acordo com o chefe da assessoria técnica da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri), um dos objetivos específicos do plano é exatamente a estimativa da atual área irrigada, bem como a avaliação do potencial para expansão da atividade, e assim, permitir um aumento na produção de alimentos.

O plano permitirá ainda a avaliação da expansão pretendida, inclusive hierarquizar as áreas a serem irrigadas, fazendo recomendações que permitirão esse aumento em harmonia com a preservação do meio ambiente.

O Plano Diretor de Agricultura Irrigada do Distrito Federal está sendo tratado no âmbito de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), e o governo do Distrito Federal.

Fonte: Distrito Federal terá plano diretor para irrigação. Ministério da Integração Nacional. Portal Agrolink. Acesso em 15 de abril de 2014 as 9h28.

Fonte: http://www.agrolink.com.br/noticias/ClippingDetalhe.aspx?CodNoticia=196980 

Somos uma Associção de produtores com plantio na base de irrigação. Servindo nossos associados pelo critério do bem comum estaremos servindo a nação brasieira!

Endereço

Av. das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra II
Paranapanema
financeiro@aspipp.com.br
(14) 3769-1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00
© 2017 ASPIPP

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios e analisar o nosso tráfego. Essas informações podem ser compartilhadas com alguns parceiros para proporcionar um conteúdo ainda mais personalizado. Saiba mais