Warning: Use of undefined constant POS_id - assumed 'POS_id' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/f4/13/aspipp1/public_html/controles/pageControle.php on line 586
Secretaria da Agricultura de Jundiaí prepara projeto para reservar água em propr
25Mar, 2015

Secretaria da Agricultura de Jundiaí prepara projeto para reservar água em propr

Antes de participar da reunião mensal do Conselho Municipal de Agricultura, na tarde desta terça-feira (24.03), no auditório do 8º andar da Prefeitura de Jundiaí, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, revelou ao JJ Regional a intenção da pasta em criar bolsões de água nas propriedades rurais do município. A iniciativa pretende colaborar com a ampliação da reserva do recurso destinada à utilização dos produtores agrícolas em suas plantações.
“Hoje, legalmente, não podemos utilizar equipamento público em propriedades particulares. Com este projeto que pretendemos enviar à Câmara em dois meses, a nossa intenção é aproveitar as máquinas da secretaria e criar bolsões aos agricultores, que terão suas reservas hídricas ampliadas.” Esta é mais uma medida estudada pela Prefeitura de Jundiaí para manter boa disponibilidade de recursos hídricos aos produtores, já que muitos estão com dificuldades em obter a outorga para bombeamento de água dos rios Atibaia e Jundiaí-Mirim. Desde o ano passado, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) realiza fiscalização intensa para notificar e lacrar bombas sem licença para captar água. 
Hoje, obter uma outorga para utilizar água dos rios é um processo burocrático, de acordo com Brunholi. O período médio é de um ano, e neste tempo os produtores precisam apresentar os documentos da propriedade, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e demais documentos que comprovem a atividade rural. “Estamos buscando auxílio do Ministério da Agricultura, por isso realizamos uma reunião com produtores de Jundiaí e Região na última segunda-feira (23). Vamos elaborar um documento para o ministério expondo as dificuldades dos produtores da cidade e de todo o Circuito das Frutas. Queremos auxílio do órgão e a união das cidades para demonstrar ao DAEE que interromper a irrigação não resolve o problema do município.” 
Responsabilidade - No entendimento de Brunholi, o produtor não pode ser prejudicado e impedido de utilizar água. “Não se pode tratar o agricultor como um consumidor comum. É preciso lembrar que suas atividades colaboram para que a água seja produzida e volte a ser consumida.” Como exemplo, o secretário explica uma ação que compete aos agricultores e é importante para a cidade. “O produtor que preserva sua área verde colabora para a contenção de água no solo e alimentação do lençol freático.” No fim de janeiro, a DAE Jundiaí anunciou um plano para reflorestar propriedades particulares onde estão 225 nascentes do rio Jundiaí-Mirim. Como consequência futura, os mananciais poderão ampliar a capacidade hídrica. A ação conta com apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí.

Fonte: SP: Agricultura prepara projeto para intervir em propriedades agrícolas. Site Notícias Agrícolas. Acesso em 25 de março de 2015, 9h23. Disponível em: http://www.agrolink.com.br/noticias/ClippingDetalhe.aspx?CodNoticia=215293
 

Somos uma Associção de produtores com plantio na base de irrigação. Servindo nossos associados pelo critério do bem comum estaremos servindo a nação brasieira!

Endereço

Av. das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra II
Paranapanema
financeiro@aspipp.com.br
(14) 3769-1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00
© 2017 ASPIPP

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios e analisar o nosso tráfego. Essas informações podem ser compartilhadas com alguns parceiros para proporcionar um conteúdo ainda mais personalizado. Saiba mais