Warning: Use of undefined constant POS_id - assumed 'POS_id' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/f4/13/aspipp1/public_html/controles/pageControle.php on line 586
Seguro rural americano serve de modelo para o avanço no Brasil
22Out, 2015
Seguro rural americano serve de modelo para o avanço no Brasil

Seguro rural americano serve de modelo para o avanço no Brasil


O modelo de seguro agrícola utilizado nos Estados Unidos foi tema de encontro em Brasília (DF) com a presença de representantes do setor norte-americano e brasileiro. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Ministério da Agricultura, o evento debateu as possibilidades de um novo formato para o seguro brasileiro e permitiu também um aprofundamento de como funciona na prática o seguro rural norte-americano.
Convidado pela CNA para participar das discussões, o diretor da Tovese Corretora de Seguros, Otavio Simch, afirma que o modelo de seguro agrícola dos Estados Unidos avançou durante muitos anos para atingir o atual patamar e para alcançá-lo, o Brasil precisa crescer mais rapidamente neste setor. Observa que é importante conhecer o modelo americano para o seguro avançar no Brasil.
O principal foco atualmente nos Estados Unidos é o seguro de renda, que estabiliza a renda do produtor, gerando a combinação de cobertura de preço e produtividade. O produtor americano é livre para optar em garantir o preço do produto ou a renda, mediante comprovação das despesas e receitas das últimas safras. Mas, segundo Simch, a maioria opta pelo seguro de renda. “Esse é o carro chefe deles, principalmente para o produtor não criar uma dívida nova”, observa.
Conforme o dirigente da Tovese, as coberturas entre os dois países são muito semelhantes. “As principais deles são Estiagem, excesso de chuva, granizo, geada e vendaval. No entanto, entre as dez principais culturas deles, 85% da área plantada está coberta por seguro. Nós aqui estamos com 14%. É preciso que o setor da área de seguros, produtores e governo trabalhem em conjunto para avançar rapidamente em um novo modelo de seguro agrícola no Brasil. É importante a participação do produtor em sugerir necessidades e melhorias", salienta.
Para 2015, os Estados Unidos estão prevendo investir entre U$ 6 a 7 bilhões de dólares na política agrícola que também abrange o seguro. “Pela estabilidade da economia norte-americana e com um programa agrícola de cinco anos, há uma maior facilidade de se programar. Eles já sabem o que vai acontecer daqui a três ou cinco anos em termos do agronegócio e no seguro também. O seguro caminha junto com a política agrícola do governo”, ressalta Simch.
Fonte: Agrolink com informações de assessoria. Acesso em 22 de outubro de 2015, as 10h00, disponível em: http://www.agrolink.com.br/noticias/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=224347

 

Somos uma Associção de produtores com plantio na base de irrigação. Servindo nossos associados pelo critério do bem comum estaremos servindo a nação brasieira!

Endereço

Av. das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra II
Paranapanema
financeiro@aspipp.com.br
(14) 3769-1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00
© 2017 ASPIPP

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios e analisar o nosso tráfego. Essas informações podem ser compartilhadas com alguns parceiros para proporcionar um conteúdo ainda mais personalizado. Saiba mais