Warning: Use of undefined constant POS_id - assumed 'POS_id' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/f4/13/aspipp1/public_html/controles/pageControle.php on line 586
Sistema de Cadastro Ambiental Rural chega a quatro Estados nesta semana
18Fev, 2014

Sistema de Cadastro Ambiental Rural chega a quatro Estados nesta semana

Crédito: RuralBRO Ministério do Meio Ambiente lança nesta semana o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) em Santa Catarina, Amapá, Amazonas e Acre. Nesta terça, dia 17, é a vez de Santa Catarina e Amapá. Na quarta, o lançamento ocorre no Amazonas. E, na quinta, é a vez do Acre receber o sistema. O Sicar é a ferramenta eletrônica nacional para inscrição no CAR, que garante a regularização ambiental de imóveis rurais.
– O cadastro tem uma importância estratégica para a ocupação e o uso sustentável da Amazônia, em especial pela grande biodiversidade e pela necessidade de controle do desmatamento – diz o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do ministério, Paulo Guilherme Cabral.
Estados amazônicos como Mato Grosso, Pará e Rondônia já tinham instrumentos de cadastro ambiental rural antes da Lei Florestal (12.651), como estratégia de regularização ambiental associada ao combate ao desmatamento na Amazônia. Experiências como essa foram iniciadas também nos Estados do Acre e Amazonas. Esses Estados agora devem adequar seus sistemas de cadastro às exigências da nova lei e integrar-se ao sistema nacional.
Já Santa Catarina possui um caso emblemático de envolvimento dos municípios na realização do CAR. A Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) reúne 28 municípios caracterizados principalmente por pequenas propriedades rurais. O projeto desenvolvido pela Amavi foi motivado pela situação de irregularidade ambiental de imóveis rurais de agricultores e pecuaristas da região.
O SiCAR irá integrar os dados do CAR de todos os Estados. Por meio da internet, será possível cadastrar as informações dos imóveis rurais, indicando localização, perímetro, áreas de vegetação nativa, Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal (RL), e de uso restrito. O CAR opera como uma base de dados que integra informações ambientais das propriedades e posses, e tem também diversas aplicações, seja para o controle e monitoramento do desmatamento, como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Fonte: Blog Entenda o Código Florestal. Acesso em 17/02/2014 as 11h16. Disponível em: http://blogs.ruralbr.com.br/entendaocodigoflorestal/2013/12/17/sistema-de-cadastro-ambiental-rural-chega-a-quatro-estados-nesta-semana/
 

Somos uma Associção de produtores com plantio na base de irrigação. Servindo nossos associados pelo critério do bem comum estaremos servindo a nação brasieira!

Endereço

Av. das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra II
Paranapanema
financeiro@aspipp.com.br
(14) 3769-1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00
© 2017 ASPIPP

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios e analisar o nosso tráfego. Essas informações podem ser compartilhadas com alguns parceiros para proporcionar um conteúdo ainda mais personalizado. Saiba mais