Warning: Use of undefined constant POS_id - assumed 'POS_id' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/f4/13/aspipp1/public_html/controles/pageControle.php on line 586
GT do inventário que pode mudar cálculo de outorga faz primeira reunião no dia 29
24Mai, 2019
GT do inventário que pode mudar cálculo  de outorga faz primeira reunião no dia 29

GT do inventário que pode mudar cálculo de outorga faz primeira reunião no dia 29

Paranapanema (SP) – A partir desta semana serão efetivamente iniciados os trabalhos para a elaboração de um inventário dos reservatórios de água existentes nos 37 municípios da região Sudoeste do Estado. O projeto denominado “Levantamento Topobatimétrico de Pequenos Reservatórios” visa estudar ‘in loco’ 110 açudes da bacia do Alto Paranapanema, com o objetivo de entender melhor a dinâmica de uso da água dos reservatórios.

A iniciativa é uma das ações consignadas e que foram defendidas por meio da representação da ASPIPP, no Plano de Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) do Rio Paranapanema, trabalho que envolveu a Agência Nacional de Águas (ANA) e os órgãos gestores estaduais (DAEE e AGUASPARANÁ), além do CBH Paranapanema (Comitê Federal) e os seis comitês das unidades de gestão estaduais, sendo os três comitês paulistas e outros três paranaenses.

Benefício e Engajamento

Na prática, segundo explica a diretora Executiva da ASPIPP, Priscila Silvério Sleutjes, o resultado deste estudo deve impactar diretamente na base de cálculos para concessão de outorga, que passará ser realizada dentro de parâmetros reais da capacidade dos recursos hídricos e não mais por estimativas oficiais do volume outorgável, o que, na avaliação da representante da entidade, beneficiará o produtor irrigante que atua na Bacia do Alto Paranapanema.

Com este estudo, a ASPIPP também espera consolidar dados com mais consistência, no que se refere ao dimensionamento, localização e priorização de implantação de reservações, bem como na definição de incentivos administrativos, operacionais e financeiros à implantação de reservatórios de pequenos portes. “Recentemente estivemos com o ministro [do Meio Ambiente] Ricardo Salles e definimos isso como prioridade para a formulação de políticas. É por isso que estamos realizando esforços para engajar nossos associados nesta iniciativa”, enfatizou a diretora da ASPIPP.

1ª Reunião

Tendo em vista a definição de estratégias para a adesão dos produtores irrigantes, permitindo o acesso aos reservatórios escolhidos, bem como em responder os questionários que visam entender melhor a dinâmica de uso da água dos reservatórios, o CBH Paranapanema e as instituições envolvidas realizarão uma reunião na próxima quarta-feira (29), às 8h, no Auditório Holambra – ao lado do Escritório Central da Cooperativa Holambra – no distrito de Campos de Holambra, em Paranapanema.

Mais informações podem ser obtidas pelos canais de comunicação da ASPIPP: fone (14) 3769.1788 ou aspipp@aspipp.com.br.


Da Assessoria de Comunicação | ASPIPP

Somos uma Associção de produtores com plantio na base de irrigação. Servindo nossos associados pelo critério do bem comum estaremos servindo a nação brasieira!

Endereço

Av. das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra II
Paranapanema
financeiro@aspipp.com.br
(14) 3769-1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00
© 2017 ASPIPP

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios e analisar o nosso tráfego. Essas informações podem ser compartilhadas com alguns parceiros para proporcionar um conteúdo ainda mais personalizado. Saiba mais