Área Técnica

A atuação da ASPIPP tem gerado conhecimento e elementos técnicos que permitem o avanço tecnológico do setor de irrigação. São projetos e programas subsidiados com recursos públicos, cuja liberação se deve a consistência e relevância técnica para o desenvolvimento do setor e a preservação dos recursos hídricos. Abaixo, destacamos algumas parcerias de resultados construídas.

 

FEHIDRO

Com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), por meio de projetos técnicos apresentados e aprovados junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-ALPA), a ASPIPP está à frente dos seguintes projetos:

  • Estudo de implantação de “Sistemas Agroflorestais (SAF’s)”;
  • Diagnóstico da Agricultura Irrigada Sobre os Recursos Hídricos do Córrego Santa Helena;
  • Monitoramento Hidrológico da Bacia Hidrográfica do Córrego do Boi Branco e Ribeirão das Posses;
  • Avaliação dos Recursos Hídricos na Sub-bacia Hidrográfica do Boi Branco para Capacitação e Gestão Sustentável da Agricultura Irrigada;
  • Participação no projeto “Estimativa da umidade de solo para programar as necessidades de irrigação e necessidades hídricas das culturas baseando-se no sensoriamento remoto”;​

ITAIPU E FEBRAPDP

Em parceria com a Itaipu Binacional e a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), a ASPIPP trabalha no desenvolvimento de um software focado em atender as demandas de plantio direto e irrigação para a nossa região.

 

PESQUISA E ACADEMIA

Sempre focada nas inovações e nos avanços tecnológicos, a ASPIPP mantém parceria com a Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP Botucatu e a CATI, com quem discute permanentemente as demandas e necessidades do setor, bem como realiza projetos de pesquisas e estudos. 

 

Representação

Visando a construção de um cenário favorável para o desenvolvimento do setor de irrigação, a ASPIPP vem desempenhando suas atribuições com muitos resultados positivos e, cada vez mais, conquista parcerias e amplia espaços políticos para bem representar a irrigação nos mais diferentes segmentos, órgãos e entes federativos.

 

COMITÊS DE BACIAS

A ASPIPP tem forte atuação no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-ALPA), sendo uma das entidades mais assíduas da sociedade civil, representando os interesses da entidade na Câmara Temática de Planejamento, Gerenciamento e Avaliações e também na Coordenação do Grupo de Trabalho da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos.

A entidade teve atuação determinante no trabalho de atualização do Plano da Bacia do Alto Paranapanema. Agora, avança conquistando uma cadeira na Câmara Técnica de Integração do [de toda a bacia do Rio] Paranapanema (CTIPA), que congrega representantes dos comitês paulistas e paranaenses, além de órgãos gestores, para deliberar acerca de políticas públicas de gestão do Rio Paranapanema e seus afluentes.

 

ÓRGÃOS FISCALIZADORES

Com o objetivo de obter mais celeridade e assertividade ao trâmite de documentos e outorgas junto aos órgãos fiscalizadores, tais como o DAEE e CETESB, a ASPIPP tem realizado esforços contínuos no sentido de construir parcerias eficientes para atender a demanda de seus associados, colocando sempre à disposição as melhores soluções para adequação de suas propriedades perante a legislação.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS

A ASPIPP realiza um importante trabalho de representação junto às instituições governamentais Estadual e Federal (secretarias de Estado, ministérios, câmaras temáticas, frentes parlamentares, grupos de estudo, entre outros) e instituições privadas, visando conscientizar acerca de sua viabilidade e sustentabilidade, demonstrando sua importância na geração de desenvolvimento e, por conseguinte, como alternativa concreta para atenuar a pobreza e a exclusão social. Neste sentido a entidade articula políticas públicas e ações para:

  • O desenvolvimento do Plano Diretor de Agricultura Irrigada do Estado de São Paulo;
  • Discutir e deliberar demandas do setor junto a Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação (CT-ASI), do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA);
  • Representar demandas do produtor irrigante junto a Câmara Temática de Seguros Agrícolas (CT-AS), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA);
  • Participar das ações e demais agendas do Ministério de Integração Nacional, apoiando, por exemplo, a organização do Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e do Fórum Permanente para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada, além de participar ativamente no planejamento estratégico da Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR);
  • Na articulação da Frente Parlamentar Mista de Agricultura Irrigada, junto a Câmara Federal;
  • Através da Subcomissão de Recursos Hídricos, apresentar as demandas dos irrigantes junto a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA Brasil);

Endereço

Avenida das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra
Paranapanema - São Paulo
aspipp@aspipp.com.br
FONE 14 | 3769.1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00