De forma conjunta, as Câmaras Técnicas de Instrumentos de Gestão (CTIG) e de Integração (CTIPA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) estiveram reunidas virtualmente, no último dia 16, com a missão de iniciar o trabalho de revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (Pirh Paranapanema).
Como membro efetivo da CTIG, a ASPIPP foi representada neste encontro pelo presidente Luiz Fernando Doneux Júnior e pela diretora Priscila Silvério Sleutjes, representando os produtores irrigantes associados do sudoeste paulista.
No encontro, foram analisadas as 45 ações previstas para implementação no 1º ciclo, que finaliza em novembro deste ano, e, dessa forma, já identificar as ações que não serão concluídas, terão desdobramentos ou são contínuas para já direcionar sua execução para o 2º ciclo de ações.
A análise também permitiu redefinir o status de algumas ações, identificar divergências entre a meta estabelecida pelo Plano e os produtos esperados, pontuar as competências do Comitê em cada ação e estabelecer uma nova estratégia de trabalho.
Após a apreciação, verificou-se que, das 45 ações priorizadas para 2017 a 2021, 14 já foram finalizadas e 31 estão em andamento. Das ações em implementação, seis são contínuas, portanto, estarão presentes no 2º ciclo, e apenas nove não serão executadas ainda em 2021, pois necessitam de outras definições para o seu pleno andamento. Dessa forma, 36 ações terão índice de implementação de 100%, o resultado será o alcance de 80% de execução do 1º ciclo de ações.
Por sua vez, a representação da ASPIPP prosseguirá no acompanhamento da ação do estudo de dimensionamento, localização e priorização de implantações de barramentos, que devem ser concluídos neste segundo ciclo, previsto até novembro de 2021.
Da Assessoria de Comunicação | ASPIPP
(Com informações do CBH Rio Paranapanema)