A criação e o fortalecimento das ações para conservação e uso sustentável da água e do solo para a produção de alimentos por parte do Governo Federal, foram objeto de discussões na pauta da 40ª reunião ordinária da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação (CTASI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA, ocorrida na última quarta-feira (31), em ambiente virtual.
Nesta que foi a primeira reunião ordinária de 2021, os representantes de instituições e órgãos setoriais, sob a presidência da representante da ASPIPP, Priscila Silvério Sleutjes, contextualizaram-se com o processo de revisão do Plano ABC. As informações trazidas por Fabiana Villa Alves (MAPA) possibilitaram o aprofundamento no tema, que culminou na discussão e formulação de um encaminhamento da CTASI à ministra Tereza Cristina, na qual será solicitada a inclusão da irrigação como uma importante tecnologia de mitigação dentro do Plano ABC, a partir da próxima fase: no Plano ABC Mais.
Outras duas apresentações foram discutidas pela CTASI: o Programa de Agricultura Irrigada do MAPA, apresentado por Frederico Cintra Belém (CGIR-MAPA), que deve intensificar as gestões e políticas do setor no âmbito do Ministério da Agricultura; e o projeto BIOAS, por Iêda Carvalho Mendes (Embrapa Cerrados), que amplia o espectro de análises de solo, o que deve favorecer decisões em favor de uma agricultura mais sustentável.
No início dos trabalhos, a presidente da CTASI fez menção aos discursos e anúncios feitos pelo presidente e ministros, por ocasião do programa Águas Brasileiras, ocorrido no último dia 22. “Os planos e programas seguem em linha com as demandas do setor e indicam para o fortalecimento das ações e um novo tempo para a agricultura irrigada. Estamos confiantes em novas conquistas e avanços para o setor”, ressaltou Priscila Sleutjes.
Da Assessoria de Comunicação | ASPIPP