Warning: Use of undefined constant POS_id - assumed 'POS_id' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/f4/13/aspipp1/public_html/controles/pageControle.php on line 586
Comitê Gestor do “Solo Vivo” tem reunião de avaliação em Paranapanema
10Jul, 2017
Comitê Gestor do “Solo Vivo” tem reunião de avaliação em Paranapanema

Comitê Gestor do “Solo Vivo” tem reunião de avaliação em Paranapanema

Dando sequência as ações do Projeto Solo Vivo no Sudoeste Paulista, técnicos da Embrapa e representantes da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp) e da Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (Aspipp), juntamente com produtores rurais envolvidos no projeto, estiveram reunidos no município de Paranapanema (SP), no último dia 22, para inspecionar estações e avaliar os trabalhos já realizados.

A equipe se reuniu no Auditório Holambra, no Distrito de Campos de Holambra, onde foram apresentados e discutidos os dados coletados através das duas estações instaladas em microbacias do município, nas propriedades de Roberto Van den Broek e Peter Derks, que após serem harmonizados com o Índice de Qualidade Participativo (IQP) do Sistema de Plantio Direto (SPD) – obtidos por meio de uma tecnologia disponibilizada pela FEBRAPDP – permitiu uma análise parcial acerca dos resultados do projeto no município.

Importante

Para a diretora Executiva da ASPIPP, Priscila Silvério Sleutjes, o trabalho que é realizado nas duas microbacias de Paranapanema são representativos, por se tratar de áreas de cultivo sob irrigação e que, concomitantemente, empregam o sistema de plantio direto. “Obteremos dados significativos e que certamente resultarão em melhorias nos processos de cultivo e oferecerão constatações técnicas importantes para comprovação da eficácia da agricultura irrigada e do plantio direto, como práticas sustentáveis e conservacionistas”, avaliou.

Solo Vivo

O projeto Solo Vivo visa desenvolver e validar, de forma participativa, ferramentas para avaliar o desempenho técnico e, por conseguinte, oferecer contribuições para o processo de qualificação contínua do uso das terras e também no manejo do solo e das águas, no âmbito das propriedades agrícolas e de microbacias hidrográficas, sob plantio direto, em diversos contextos do agronegócio brasileiro.

Os dados levantados no município embasarão a rede de solo vivo de informação e outros estudos da própria Embrapa Solo. Em Paranapanema, os trabalhos desta edição contam com o apoio da ASPIPP e FEBRAPDP. A partir do próximo semestre estão previstos novos encontros do comitê gestor para a sequência de suas ações.

Fonte: Assessoria de Comunicação | ASPIPP

Somos uma Associção de produtores com plantio na base de irrigação. Servindo nossos associados pelo critério do bem comum estaremos servindo a nação brasieira!

Endereço

Av. das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra II
Paranapanema
financeiro@aspipp.com.br
(14) 3769-1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00
© 2017 ASPIPP

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios e analisar o nosso tráfego. Essas informações podem ser compartilhadas com alguns parceiros para proporcionar um conteúdo ainda mais personalizado. Saiba mais