30Mar, 2020
Diretoria da ASPIPP discute agenda 2020 com deputado Frederico D’Avila

Diretoria da ASPIPP discute agenda 2020 com deputado Frederico D’Avila

Campos de Holambra (SP) – A diretoria da Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP) esteve reunida, no último sábado (28), com o deputado Frederico D’Avila, para fazer uma análise do atual contexto da agricultura irrigada nos diferentes cenários, bem como formular uma agenda com ações e estratégias para o setor no ano de 2020.

Além do seu presidente Maurício Swart, participaram os diretores Luiz Fernando Doneux e Hubertus Derks, além da diretora executiva da entidade, Priscila Silvério Sleutjes. Para a realização da reunião, a ASPIPP seguiu todas as orientações protetivas dadas pelas autoridades sanitárias com relação ao novo Coronavírus (Covid-19).

Apoio Federal

Um dos assuntos bastante discutido foi o alinhamento de ações visando a implantação do Pólo de Agricultura Irrigada do Sudoeste Paulista, ainda no segundo semestre, no município de Paranapanema. A ação vem sendo articulada pela representação da ASPIPP nos últimos anos e que, em 2020, foi atendida pelo Governo Federal, com o recente anúncio efetuado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que deve confirmar a implantação no segundo semestre do ano.

A despeito de alguns entraves, a diretoria avalia que 2019 trouxe um saldo positivo para a agricultura irrigada no âmbito. “Temos demandas e boas expectativas para o setor, na medida em que percebemos a dedicação do Governo Federal ao tema e, mais ainda, o desejo de avançar, ouvir e atender as demandas do setor”, ressaltou a diretoria executiva, Priscila Silvério Sleutjes, que também preside a Câmara Temática da Agricultura Irrigada e Sustentável no Ministério da Agricultura (CTASI-MAPA).

Estado distante

Se por um lado o Governo Federal avançou com políticas setoriais, por outro, na esfera estadual, pouca ou nenhuma movimentação foi verificada. Pelo menos essa foi a análise dos participantes da reunião. “Os organismos estaduais ligados estão desalinhados e com uma visão distante da realidade do setor e, por isso, não assumem papéis e atribuições mais claras, para que a agricultura irrigada alcance a efetividade necessária e o setor possa contribuir com o desenvolvimento da região sudoeste paulista, do estado e do país”, pondera a diretoria da entidade.

Em suas redes sociais, logo após reunião, o deputado Frederico D’Avila reafirmou seu compromisso com setor e disse que levará novamente as demandas do setor ao conhecimento do vice-governador e atual secretário de Governo, Rodrigo Garcia. “O produtor irrigante paulista tem sido vítima da burocracia na esfera estadual, num caminho inverso quem vem fazendo o Governo Federal”, disse. “[O vice-governador] é o único que pode compreender a realidade do produtor rural e tomar alguma providência em favor do setor produtivo”, disse.

 

Da Assessoria de Comunicação | ASPIPP

Endereço

Av. das Posses, 120
Bairro: Campos de Holambra II
Paranapanema
financeiro@aspipp.com.br
(14) 3769-1788

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta das:
07:30 – 12:00 / 13:30 as 17:00