Brasília (DF) – Durante a abertura da Conferência Nacional das Câmaras Temáticas do MAPA, ocorrida na manhã desta segunda-feira (3), na Capital Federal, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) destacou a intenção de intensificar a participação das câmaras na construção de políticas públicas do Ministério. Segundo ela, é preciso aumentar a efetividade das câmaras e trabalhar suas temáticas de forma estruturada. “Queremos desburocratizar e fazer as coisas caminharem”, disse.
O evento reuniu 35 presidentes e representantes das Câmaras Setoriais e Temáticas do MAPA. A ASPIPP esteve representada pela diretora Executiva Priscila Silvério Sleutjes, que tem cadeira e recentemente foi indicada como futura a presidência da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação (CTASI). O nome da presidente da ASPIPP aguarda homologação da ministra.
Plano Plurianual
Contudo, conforme disse em seu discurso, a ministra entende que as câmaras setoriais devem ampliar sua participação no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA), que estabelece os objetivos para o quadriênio que se inicia a partir de 2020. “Tenho certeza de que o PPA será muito mais rico do que se a gente fizer só aqui no Ministério”.
Reunida com a Ministra
Os trabalhos foram divididos em duas etapas. Pela manhã, além da palestra com ministra, foram ministradas palestras que trouxeram temáticas acerca dos novos procedimentos e orientações de funcionamento das câmaras técnicas e setoriais, do Plano Plurianual e a discussão dos resultados de um trabalho de avaliação realizado pela Coordenação das Câmaras.
No período da tarde, todos os presidentes e representantes das câmaras setoriais estiveram em reuniões específicas com a ministra, em agendas organizadas com os setores agrupados por afinidade (clusters). Cada representante de CT pode elencar duas das suas principais demandas prioritárias do setor e que precisam de uma rápida resposta.
Da Assessoria de Comunicação | ASPIPP
(com informações da AI-MAPA)